Você sabe o que é higiene ocupacional?

#comunica

Você sabe o que é higiene ocupacional?

Entenda como a higiene ocupacional, ao estabelecer cuidados aos trabalhadores, é importante para preservar a saúde do ambiente de trabalhado

A higiene ocupacional é uma ciência voltada a segurança e saúde do trabalho. Seu principal objetivo é reconhecer, classificar e controlar quaisquer riscos ocupacionais que possam existir ou vir a surgir no ambiente de trabalho, sendo os possíveis causadores de doenças e danos à saúde dos trabalhadores.

A higiene ocupacional busca através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Chamados de agentes de risco, são agentes responsáveis por causar danos de qualquer natureza a segurança e saúde do trabalhador, divididos em três categorias:

– Riscos por agentes físicos: São formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom.

– Riscos por agentes químicos: São provenientes de substâncias químicas no ambiente de trabalho, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

– Riscos por agentes biológicos: Geralmente causados por organismos vivos, que podem causar riscos de doenças devido a contaminação e infecção por conta das atividades, são eles: vírus, bactérias, parasitas, fungos etc.

A higiene ocupacional tem como principal tarefa, promover a segurança e saúde do trabalhador. Mantendo o ambiente saudável para que seja realizada as suas funções. As etapas de controle de risco são:

– Antecipação aos riscos: Nessa fase são realizadas as principais avaliações de risco, em que medidas são tomadas com o objetivo de prevenir riscos que podem surgir e estabelecer medidas preventivas.

– Reconhecimento dos riscos: É feita avaliação dos riscos existentes, sejam eles agentes físicos, químicos ou biológicos, que estão presentes no ambiente de trabalho, causadores de possíveis danos para à saúde e integridade dos funcionários.

– Avaliação de risco: As avaliações de forma quantitativa são iniciadas nesta fase, levando em consideração todos os limites de tolerância de prevenção estabelecidas pela NR15. Esses limites são referentes aos níveis de intensidade que são relacionadas às características de agentes de risco e tempo de exposição dos trabalhadores a eles.

– Controle dos riscos: Nessa fase é adotada todas as medidas preventivas que serão importantes para neutralizar ou minimizar os riscos analisados anteriormente.

A aplicação da higiene ocupacional na rotina é importante para que a saúde e bem-estar dos trabalhadores sejam respeitados e asseguradas pela empresa em que trabalham. A adoção dessas medidas traz benefícios, como maior motivação dos funcionários, produtividade, melhor imagem da sua marca no mercado, entre outros.

A Geremed Ocupacional oferece uma gama de serviços especializados para preservar um ambiente saudável de trabalho. Avaliando as condições do local, além do mapeamento de risco. Entre em contato com nossa equipe e saiba como proporcionar ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Abrir chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Geremed - Whatsapp
Olá,
Podemos ajudá-lo?