Normas e Laudos

Laudos são documentos de segurança e saúde do trabalho que possuem a finalidade de atestar a existência de agentes de riscos no ambiente de trabalho e na atividade laboral, que possam acarretar acidentes ou doenças decorrentes do exercício da função.

Conheça alguns dos laudos existentes dentro da Saúde e Segurança do Trabalho:

LAUDOS

Este laudo é o documento exigido pela legislação previdenciária para avaliar e apontar os agentes nocivos que um trabalhador esteve exposto durante seu tempo de trabalho e que tinham potencial para afetar a sua saúde.

O laudo de insalubridade qualifica uma atividade laboral como sendo insalubre sob o ponto de vista da legislação trabalhista. É um laudo técnico realizado no local ou ambiente de trabalho, e que descreve a situação laboral e as reais circunstâncias a que o trabalhador está exposto, a fim de detectar o período de exposição a fatores de riscos. O Laudo de Insalubridade tem como objetivo apontar se os empregados tem o direito de receber o adicional de insalubridade

O laudo de periculosidade aponta a natureza perigosa de uma atividade, quando há risco de morte ou lesões graves. Após análise geral do ambiente, incluindo a sua exposição a explosivos; radiação ionizante; substância radioativa; armas de fogo; energia elétrica, inflamáveis e violência, o laudo aponta a necessidade ou não de pagamento de adicional de periculosidade.

O laudo ergonômico é um documento que atesta as condições ergonômicas de alguma atividade específica desenvolvida dentro da empresa, e é muito solicitado em ações trabalhistas.

A Análise Ergonômica (AET) tem o objetivo de avaliar o profissional em seu real posto de trabalho, a fim de verificar e atestar as condições da estrutura oferecida pela empresa para o desempenho das atividades laborais, e levantar a relação existente entre as atividades exercidas e doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e produtividade.

Abrir chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Geremed - Whatsapp
Olá,
Podemos ajudá-lo?