A sua empresa está pronta para atender as regulamentações vigentes PPRA e PCMSO, e manter um ambiente laboral saudável?
Todo empreendedor já deve ter notado que as leis trabalhistas no Brasil não são as mais simples de serem compreendidas, necessitando do auxílio de profissionais e empresas especializadas para auxiliá-los a manterem seus negócios alinhados com as normas vigentes.
Um tema que gera muitas dúvidas é sobre as siglas PPRA e PCMSO, quais as principais diferenças e como implementar em seu negócio. Primeiro devemos contextualizar que de acordo com a lei, todas as empresas independentes de seu porte, ao contratar funcionários precisam ter implementado o PPRA e o PCMSO, dois fatores que são semelhantes e se complementam, mas possuem objetivos diferentes em relação às suas atuações.
Entenda o PPRA
O PPRA sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, é regulamentado pela norma Nº9 do Ministério do Trabalho e Emprego, sendo o responsável por prevenir visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
Entenda o PCMSO
PCMSO é a sigla para Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, sendo previsto pelo regulamento Nº7, do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo se comportar de maneira preventiva, utilizando de rastreamento e identificação de maneira precoce a possíveis danos à saúde que os funcionários possam vir a ter decorrente ao ambiente de trabalho, ou inerente a atividade, considerando incidentes individuais, ou por conta da coletividade, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho.
Para que o PCMSO se mostre cada vez mais eficiente, ele deve conter informações alinhadas ao planejamento atual, ações e monitoramento de saúde durante o decorrer do ano.
PPRA X PCMSO
Apesar de suas particularidades, o PPRA e o PCMSO atuam de maneira complementar, ao proteger a saúde e bem-estar dos trabalhadores, seguindo as regulamentações da Segurança e Medicina do Trabalho.
Para melhor entendimento o PPRA visa a preservação através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, para que o PCMSO, por sua vez zele pela saúde através da prevenção de riscos que interfiram no bem-estar dos colaboradores.
Se você é Gestor de Qualidade, Recursos Humanos ou Empreendedor, precisa conhecer os benefícios que a Geremed Ocupacional tem a oferecer para você. Com mais de duas décadas de atuação no mercado, a Geremed conta com um time de especialistas em promover a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. Além disso, oferecemos uma gama completa de serviços para educar e orientar, proporcionando um ambiente saudável para a execução do trabalho, desde a assessoria em medicina ao exame ocupacional, auxiliando ainda com um mapeamento eficaz sobre os riscos e treinamento adequado de segurança do trabalho para eles.