Saúde no trabalho: Transtornos Respiratórios Ocupacionais

#comunica

Saúde no trabalho: Transtornos Respiratórios Ocupacionais

A saúde dos trabalhadores é uma das principais preocupações em todos os setores, afinal, trabalhadores bem dispostos auxiliam na economia e na saúde da empresa


No ambiente de trabalho todos os dias nos deparamos com fatores que impactam diretamente na saúde dos colaboradores, sendo os transtornos respiratórios ocupacionais um dos principais. 

Hoje vamos abordar mais sobre o assunto e ajudar você gestor a entender os  principais transtornos respiratório ocupacionais e como seus impactos e medidas de prevenção são indispensáveis para a saúde dos colaboradores. 


O que são transtornos respiratórios ocupacionais?

Os transtornos respiratórios ocupacionais são condições que afetam diretamente a saúde respiratória dos colaboradores, causadas pela exposição prolongada do trabalhador a agentes nocivos presentes no local. 

Esses agentes podem variar de acordo com a atividade realizada, como:

  •  Fumaça
  • Vapores tóxicos 
  • Resíduos finos 
  • Poeiras

Principais transtornos respiratórios ocupacionais:

  • Pneumoconioses:
    São grupos de doenças pulmonares de caráter crônicos, desenvolvidos devido a inalação de poeiras minerais e orgânicas no ambiente laboral. Quando essas poeiras se acumulam no pulmão, causam danos aos tecidos e dificultam as atividades respiratórias. 
  • Bronquite crônica:
    Causada pela inflamação das vias áreas e excesso de produção de muco, a bronquite crônica está relacionada à exposição a poluentes, como ambientes com agentes irritantes, ou até mesmo às condições inadequadas do ar, causando tosse persistente e falta de ar ao indivíduo. 
  • Asma ocupacional: 
    Essa condição é causada devido à exposição do trabalhador a substâncias presentes no ambiente laboral, quando exposta a alérgenos e irritantes respiratórios, causando situações de falta de ar, tosse entre outros sintomas. 

Como o transtorno respiratório impacta na saúde dos trabalhadores:

Os transtornos respiratórios ocupacionais podem ter um impacto significativo na saúde dos trabalhadores. Além do desconforto físico, essas condições podem levar a complicações crônicas, reduzindo a qualidade de vida dos colaboradores. 

Os sintomas podem variar desde tosse persistente e dificuldade respiratória até crises asmáticas graves. A exposição contínua e inadequada a agentes nocivos pode resultar em danos irreversíveis aos pulmões, afetando a capacidade de trabalho e a produtividade.


Prevenção e cuidados:

A prevenção é a melhor forma de cuidado, para evitar o surgimento de transtornos respiratórios ocupacionais, é muito importante oferecer soluções que auxiliam no controle de riscos, implementando medidas como: 

  • Uso de EPI’s como máscaras respiratórias e filtros
  • Ambiente com ventilação adequada 
  • Treinamento sobre os principais riscos e medidas de prevenção 
  • Acompanhamento da saúde dos trabalhadores

Legislação e responsabilidades:

A legislação trabalhista estabelece algumas diretrizes importantes para a prevenção desses transtornos, de modo que seja garantido que as empresas exerçam suas responsabilidades para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável a todos os colaboradores.

Dessa forma, as empresas devem adotar medidas e estratégias que auxiliem na prevenção e no monitoramento contínuo do ambiente de trabalho e qualidade da saúde e bem-estar de sua equipe. 


Conte com a Geremed nos cuidados da sua empresa!

A Geremed Ocupacional é especialista nos principais serviços voltados à adequação do ambiente de trabalho através de cursos, treinamento e assessoria especializada.Tudo realizado com a mais moderna tecnologia no desenvolvimento e cuidados da SST. A Geremed ajuda a construir e desenvolver um local saudável para o dia a dia dos profissionais  nas mais variadas atividades. Entre em contato hoje mesmo, e saiba como podemos ajudar a sua empresa!


Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Abrir chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Geremed - Whatsapp
Olá,
Podemos ajudá-lo?