Saúde mental no ambiente de trabalho

#comunica

Saúde mental no ambiente de trabalho

Como a psicologia ocupacional pode auxiliar no bem-estar dos colaboradores e refletir positivamente nos resultados da sua empresa 

Maior produtividade, motivação e comprometimento com o trabalho são fatores relacionados diretamente a saúde mental e física do colaborador. Com as medidas de isolamento e distanciamento social, por conta da pandemia da Covid-19, a preocupação de empresas com o bem-estar psicológico vem ganhando cada vez mais destaque. 

Para que essa saúde e bem-estar sejam alcançados, é indicado a aplicação da psicologia ocupacional, de forma que auxilie na organização e melhore o desempenho dos trabalhadores em relação as suas tarefas e a satisfação com o ambiente laboral. Segundo a psicóloga Flávia Cristina Contato “As condições de trabalho ruins são frequentemente discutidas como resultante do estresse, seja na carga horária de trabalho, falta de controle, conflito de papéis, desorganização hierárquica, desmotivação, entre outros”.

Alguns aspectos que afetam a saúde mental podem se manifestar de maneira silenciosa, como uma desmotivação constante que demora para passar, mudanças bruscas de humor, dificuldades de raciocínio ou concentração. Esses comportamentos muitas vezes são ignorados ou não recebem a devida importância, por serem considerados passageiros, inclusive até mesmo pela pessoa que está sofrendo.

A psicóloga Flávia Cristina Contato orienta que após identificada a necessidade de ajuda ao funcionário, é importante que exista um ambiente de confiança entre o setor de saúde ocupacional ou mesmo do gestor com o colaborador, pois assim o colaborador sente-se seguro e disposto a compartilhar as suas questões emocionais, como por exemplo, exaustão emocional, estafa, conflitos de ordem familiar ou profissional, entre outros.

A terapia ocupacional se caracteriza por uma área ampla da saúde, em que busca proporcionar o bem-estar físico, emocional e social dos colaboradores, prevenindo e melhorando a qualidade de vida laboral, tanto para o empregador quanto o para o empregado.

As práticas da psicologia ocupacional incluem:

  • Análise do comportamento humano individualmente e no convívio em grupo
  • Identificação de fatores causadores de riscos à saúde mental, buscando reduzir e eliminá-los;
  • Promover a relação do perfil do funcionário ao cargo indicado
  • Elaborar e ministrar palestras com cunho motivacional e informativas

Como implementar a psicologia ocupacional ao ambiente de trabalho

Existem algumas opções que podem ser usadas para implementar a psicologia ocupacional na sua empresa, como a contratação de psicólogo para compor o quadro da empresa, optar pelo serviço prestado por empresas de medicina ocupacional, como a Geremed Ocupacional, que oferece consultoria especializada em saúde ocupacional.

Entre os principais benefícios da psicologia ocupacional, estão o tratamento de índices de doenças e mortalidade na causa raiz e na base da prevenção, se dedicando a atuar e analisar fatores e reações psicológicas e condições físicas e não físicas, que podem influenciar de forma negativa o estado emocional. Utilizando essa análise para atribuir ações, instrumentos e recursos preventivos a situação.

Uma ressalva feita pela psicóloga Flávia Cristina Contato é que “A psicologia organizacional desempenha um papel na performance do colaborador e as características que influenciam a eficácia organizacional. A psicologia ocupacional desempenha funções atreladas à saúde ocupacional e a prevenção desta”.

Geremed Ocupacional é especialista em promover a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, oferecendo diversos serviços para proporcionar um local saudável, desde assessoria em medicina e exames admissionais, como mapeamento de risco e treinamentos de segurança do trabalho.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Solicitar orçamento

Abrir chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Geremed - Whatsapp
Olá,
Podemos ajudá-lo?