PGR: Como funciona e qual a diferença do GRO

#comunica

PGR: Como funciona e qual a diferença do GRO

O Programa de Gerenciamento de Risco e o Gerenciamento de Risco Ocupacional buscam oferecer mais segurança no ambiente de trabalho e melhor qualidade de vida e bem-estar aos colaboradores, porém, é muito importante entender cada um deles e saber a função de cada um deles!


Dentro de um ambiente de trabalho existem regras e normas que devem ser respeitadas a fim de garantir a ordem, a segurança, a saúde e a produtividade para todos os colaboradores. Tanto a estrutura organizacional, quanto o ambiente de trabalho devem estar organizados de forma a oferecer um local seguro e propício para que o colaborador possa exercer sua função.

Dentro da saúde e da segurança do trabalho, há diversas normas regulamentadoras com programas específicos, laudos e medições que devem ser implantados e cumpridos para que o objetivo de um ambiente de trabalho saudável e seguro seja alcançado.

O PGR e o GRO são documentos de gestão, relacionados à saúde e à segurança do trabalhador, que devem ser implantados em todas as empresas.

Ainda há muita confusão entre o PGR e o GRO, por isso, iremos explicar melhor a diferença entre eles e como adequá-los à realidade do cotidiano da sua empresa.

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um programa que serve para documentar e registrar os riscos presentes no ambiente de trabalho, e o que deve ser feito para tornar o ambiente mais seguro. O PGR é uma ferramenta fundamental para a promoção da saúde e segurança do trabalho. 

Dessa forma, é possível prevenir o surgimento de acidentes e doenças ocupacionais decorrentes das atividades realizadas e assim proteger a saúde física e psicológica dos trabalhadores.

O PGR está alinhado à NR-01, norma regulamentadora que estabelece as principais regras, diretrizes, requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho. 


Como PGR deve ser implementado

A implementação do PGR ocorre por meio de uma análise criteriosa sobre os agentes de riscos que o trabalhador está exposto durante as diversas etapas do seu trabalho. Isso inclui diagnosticar os pontos responsáveis pelo perigo, além de suas causas e possíveis consequências, de forma que seja possível determinar as principais medidas para que sejam controladas.

Para o PGR eficiente ainda é necessário a elaboração de procedimentos operacionais como:

• Promover treinamentos adequados
• Fornecimento e estimulação do uso de EPI’s
• Acompanhamento dos riscos
• Planejamento para ações corretivas
• Elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos trabalhadores
• Manter atualizado as informações aos trabalhadores


Principais diferenças entre PGR e GRO

Enquanto o GRO identifica, avalia e controla os riscos, o PGR documenta esses riscos em forma de inventário e plano de ação. 

O GRO é um conjunto de atividades de gestão voltadas para construir uma empresa livre de riscos à saúde e segurança dos colaboradores. Para isso, são adotadas medidas para identificar, avaliar e prevenir acidentes e doenças causadas por agentes presentes no ambiente de trabalho ou pelas atividades profissionais.


Conte com a Geremed nos cuidados da sua empresa

A Geremed Ocupacional disponibiliza uma gama de serviços voltados à adequação do ambiente de trabalho através de cursos, treinamento e assessoria especializada. Tudo realizado com a mais moderna tecnologia no desenvolvimento e cuidados da SST. A Geremed ajuda a construir e desenvolver um local saudável para o dia a dia dos profissionais  nas mais variadas atividades. Entre em contato hoje mesmo, e saiba como podemos ajudar a sua empresa!


Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Abrir chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Geremed - Whatsapp
Olá,
Podemos ajudá-lo?