O que caracteriza acidente de trabalho?

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O que caracteriza acidente de trabalho?

Você sabe o que é considerado acidente de trabalho? Confira nossa matéria e fique por dentro do assunto

No Brasil é registrado um caso fatal de acidente de trabalho a cada quase quatro horas, é o que informa Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho. O número pode ser ainda mais alarmante se considerarmos que a cada 48 segundos uma pessoa sofre algum tipo de acidente no trajeto ou no próprio ambiente de trabalho. Por conta disso, é importante que a empresa esteja sempre alinhada as normas de segurança do trabalho, atuando junto com a medicina do trabalho, na prevenção de qualquer acidente que possa ocorrer, proporcionando um ambiente adequado ao colaborador.

Mas o que caracteriza um acidente de trabalho? Segundo o artigo 19 da Lei nº 8.213/91, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Pode ser encaixado no cenário de acidente de trabalho situações como:

  • Doença profissional: Qualquer doença que tenha surgido em virtude de sua atividade profissional.
  • Doença de trabalho: Causadas por conta de condições em que trabalhador está exposto em ambiente de trabalho.
  • Ações causadas por terceiros: Ações físicas, intencionais, causadas por terceiros ou companheiros em ambiente de trabalho.
  • Ação motivada por loucura: Qualquer atitude em que o responsável não se encontra em capacidade total do uso da razão.
  • Ofensa física: Agressão resultante de disputa relacionada ao trabalho.
  • Ato negligenciado: Qualquer dano causado por atitudes imprudentes, negligentes ou de imperícia de terceiros ou companheiros de trabalho.
  • Ações de força maior: Acidentes que fogem do controle do ambiente de trabalho, sejam eles causados no trajeto ou danos por causas naturais, que gerem algum maleficio ao trabalhador.

Como evitar acidentes de trabalho na minha empresa?

A melhor forma para evitar acidentes de trabalho e reduzir riscos é investir na Gestão da Saúde e Medicina Ocupacional ela faz parte do sistema de gestão de qualidade, em que reúne regras, ferramentas e procedimentos que buscam reduzir e eliminar quaisquer danos e riscos causadas pelas atividades no ambiente de trabalho, antecipando possíveis causas e identificando riscos que podem ocasionar algum acidente ou mal estar ao trabalhador.

Alguns riscos que a Gestão da saúde e medicina ocupacional busca anular são:

  • Físicos
  • Químicos
  • Biológicos
  • Ergonômicos
  • Mecânicos ou Acidentais

Ainda tem dúvida de como proporcionar melhor segurança e um ambiente adequado de trabalho para os seus colaboradores? Nós da GEREMED ajudamos você, prestamos diversos serviços de segurança, como mapa de risco e assessoria em medicina ocupacional, além de disponibilizarmos treinamos voltados a segurança do trabalho, como Trabalho em alturaCIPA, e Primeiros Socorros.

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