Para ser afastado por mais de 15 dias e receber os benefícios, o trabalhador precisa apresentar um laudo médico à perícia da Previdência Social. Esse laudo é feito por um médico especialista, que necessita ter acesso a todo prontuário atualizado do paciente. Para ter esse prontuário, a empresa tem que manter todos os exames ocupacionais dos funcionários em dia.
Ou seja, um serviço depende do outro, e todos eles começam na empresa investindo em saúde ocupacional e garantindo que seus colaboradores mantenham todos os exames em dia. Ao contrário do que possa parecer, isso não beneficia só o funcionário, como a própria empresa, que evita ser processada, por exemplo.
Para conseguir o afastamento, o trabalhador precisa consultar um especialista em medicina do trabalho e esse, por meio de um laudo médico – que é um relatório mais detalhado sobre o quadro clínico do paciente e sua evolução -, irá atestar a sua condição ou não de exercer a função dentro do ambiente de trabalho.
E para a elaboração desse laudo, são exigidas algumas informações, entre elas:
• Diagnóstico do paciente, com o código internacional da doença CID-10
• Resultados dos exames complementares
• Medicação ou o tratamento o paciente está utilizando
• Prognóstico, ou a evolução clínica do quadro
• Consequências à saúde do paciente
• Tempo estimado de afastamento para a sua recuperação
Sua empresa se preocupa com a saúde dos funcionários e a dela própria? Essa é só uma das situações em que os exames ocupacionais são exigidos. Evite dor de cabeça, atualize todas as informações. Fale com a nossa equipe e veja como podemos ajudar.