Entenda a relação entre a Síndrome de Burnout e o trabalho

#comunica

Entenda a relação entre a Síndrome de Burnout e o trabalho

Desde janeiro de 2022, a Síndrome de Burnout é reconhecida como uma doença ocupacional, levando o Brasil ao segundo lugar no mundo de casos registrados. 

Você já ouviu falar sobre Burnout, a síndrome que está afetando milhares de trabalhadores no mundo todo, e já colocou o Brasil como o 2º colocado em registros de casos? 

Podemos definir a Síndrome de Burnout como distúrbios que afetam diretamente o emocional do indivíduo causados por uma rotina desgastante e de alto nível de estresse relacionada a atividades voltadas ao trabalho. 

Síndrome de Burnout é considerada como uma condição psicológica, quando não tratada corretamente pode desenvolver diversos danos à saúde de forma física e mental, e até mesmo problemas graves como o AVC e o infarto. 

Antes relacionada apenas como uma condição de saúde mental e de quadro psiquiátrico, essa visão sobre o burnout mudou, e na data de 01 de janeiro de 2022 entrou em vigor uma nova classificação sobre ela, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a CID 11, em que consideram a Síndrome de Burnout como uma doença decorrente do trabalho, relacionada diretamente ao estresse crônico.

O que essa mudança representa aos trabalhadores?

A síndrome passa a ter o código QD 85, isso significa que ela passa a ser amparada pelos benefícios por incapacidade previstos pela previdência. Sendo de direito do trabalhador portador de Burnout a licença médica remunerada pelo empregador, em um período de até 15 dias de afastamento

Em casos que essa data de afastamento ultrapasse os dias estipulados, o colaborador tem o benefício previdenciário pago pelo INSS, configurado como auxílio doença acidentário, atendendo a todas as suas normas e especificações por lei. 

Em casos considerados mais graves levando a incapacidade total de exercer o seu trabalho, o emprego possui o direito à aposentadoria por invalidez, levando em consideração os laudos de perícias do INSS

Como é comprovada a presença da síndrome no paciente?

A sua comprovação ocorre a partir do recolhimento de documentos legais que determinem através da perícia que o paciente está convivendo com a doença, entre eles podemos destacar:

  • Atestado médico
  • Laudo Médico
  • Relatórios
  • Documentos complementares

Sintomas da Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout pode ser confundida com sintomas de estresse e depressão, resultando em diversos sintomas característicos da doença, causados geralmente por estresse crônico relacionados ao ambiente de trabalho, gerando assim uma sensação de esgotamento físico e mental, sendo manifestado através de:

  • Desmotivação para a realização de tarefas
  • Sentimentos negativos em relação ao trabalho
  • Irritabilidade
  • Depressão e ansiedade
  • Baixa produtividade
  • Exaustão e esgotamento de energia

Como prevenir o Burnout

  • Estimular um ambiente de trabalho saudável e propício para a realização de tarefas
  • Maior empatia entre os colaboradores
  • Valorizar a importância que cada membro possui dentro de sua equipe
  • Estipular tarefas, prazos e metas reais de serem concluídas
  • Estar aberto a um ambiente de feedback que auxiliam com dicas e sugestões por parte dos trabalhadores
  • Implementar ações de orientação e programas de prevenção à síndrome

Conte com a Geremed nos cuidados com seus colaboradores

Geremed disponibiliza uma gama de serviços completos voltados para a orientação e educação de um ambiente de trabalho adequado. Entre eles está a Psicologia Ocupacional, indicado no auxílio e organização do desempenho e bem-estar dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho e suas tarefas realizadas no dia a dia. 

As principais práticas realizadas pela psicologia ocupacional são: uma análise completa do profissional, seja ele individual ou em grupo, fatores que influenciam diretamente na saúde mental, atividades que motivem os colaboradores com suas tarefas e adequação do perfil do trabalhador ao seu cargo destinado.

Entre em contato, e saiba como a Geremed pode ajudar a sua empresa. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Abrir chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Geremed - Whatsapp
Olá,
Podemos ajudá-lo?