05 Dicas para aplicar na cultura de segurança na sua empresa

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05 Dicas para aplicar na cultura de segurança na sua empresa

Instruir e estimular a segurança dos trabalhadores ainda é a melhor forma de prevenir acidentes no ambiente laboral 

Você já parou para pensar como está a cultura de segurança da sua empresa? Essa ferramenta é realizada através de diversas aplicações no dia a dia, de maneira que seja possível alinhar de forma segura todas as ações e percepções de segurança presentes no ambiente laboral. 

Esse modelo oferece aos colaboradores, gestores e empregadores maior controle  na realização de tarefas, levando sempre em consideração um ambiente adequado e livre de riscos de acidentes, evitando assim quaisquer danos aos trabalhadores sejam eles físicos ou mentais, e impactos negativos e prejuízos financeiros à empresa. 

segurança no trabalho é um fator muito importante e requer grande atenção, somente no setor da construção civil, houve um aumento de 21% de casos registrados no ano de 2021, o que representa um colaborador acidentado a cada dois dias

Pensando em como tornar o ambiente de trabalho mais adequado e seguro para a realização das tarefas do dia a dia, separamos 5 Dicas de como criar uma cultura de segurança na sua empresa. 

1.Crie campanhas de prevenção

Antes de tudo, é muito importante que sejam desenvolvidas e aplicadas campanhas de prevenção a acidentes. Nela deve ser informada sobre os principais riscos que podem acontecer no ambiente laboral, assim como instruir como os colaboradores devem proceder para evitar acidentes e prestar os primeiros socorros. A campanha de prevenção pode começar através de sinalização adequada no local, estímulos do uso de EPIs e uma visão geral se o local está adequado para comportar os trabalhadores e receber o necessário para o desenvolvimento de suas tarefas.

2.Conte com a colaboração de todos

Os colaboradores devem ser estimulados por seus gestores e coordenadores a participarem diretamente do Diálogo Diário de Segurança, além de atuarem diretamente no sistema de prevenção de acidentes de trabalho, esse processo pode acontecer várias maneiras como:

  • Informar os acontecimentos da rotina de trabalho
  • Dar e receber feedbacks sobre suas tarefas
  • Realizando cursos e palestras de prevenção de acidentes
  • Participando da CIPA
  • Instruir para a utilização de equipamentos de segurança
  • Auxiliar na investigação de acidentes
  • Informar sempre aos superiores e cobrar por melhorias voltadas à segurança e desempenho das tarefas

3.Invista em treinamentos

Elabore uma rotina de treinamentos que seja aplicada levando em consideração as principais  necessidades do trabalho, de forma que ela seja capaz de estimular e transmitir aos colaboradores o comprometimento da empresa  em aplicar as principais normas de segurança ao ambiente laboral.

O treinamento também ajuda a criar uma cultura organizacional aos trabalhadores, de maneira que eles se acostumem com os principais cuidados a serem tomados, além de conhecer a fundo os perigos a serem evitados e como proceder em casos de emergência.

4.Reconheça os esforços

Outra maneira muito legal de aplicar esse processo de treinamento, é reconhecer e premiar os funcionários que estão mais comprometidos com a segurança e prevenção de riscos, de forma que cada vez mais colaboradores se sintam estimulados a fazerem o mesmo.  

5.Seja o exemplo

Comece criando o exemplo das principais normas de segurança através dos gestores e coordenadores, de modo que os trabalhadores consigam identificar a importância de executar as orientações de segurança, criando uma relação de que não é apenas uma simples instrução, e sim uma ferramenta fundamental para a saúde e segurança, devendo ser aplicada por todos.

Crie  e demonstre exemplos do que deve ser feito, reforçando orientações sempre que necessário, além de instruir regularmente como executar cada processo da maneira mais adequada no ambiente de trabalho. Sempre que necessário cobre dos colaboradores e superiores medidas que auxiliem na aplicação dos métodos de segurança.

Conte com a Geremed nos cuidados da sua empresa

Geremed disponibiliza uma gama de serviços completos voltados à adequação do ambiente laboral e a orientação dos colaboradores e gestores. Entre os serviços oferecidos podemos destacar a Gestão Online e Mapeamento de Risco.

Apresentando de maneira eficaz os principais pontos a serem aprimorados, e tecnologias que irão auxiliar no desenvolvimento e cuidados da SST, proporcionando um local saudável para a realização das tarefas e de seus colaboradores. Entre em contato hoje mesmo, e saiba como a Geremed pode ajudar a sua empresa.

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